Mújica

É incrível a quantidade de assimetrias entre a política portuguesa e a política americana. Em Portugal há músicos, nos EUA há dançarinos. Em Portugal dão-nos música a toda a hora, a Á da Érre mais parece uma Ópera de Viena. Nos EUA aproveitam a música portuguesa e dançam.
E no que toca a agrupamentos musicais, Portugal é especialista e bastante polivalente. Desde a Orquestra Sinfónica do Bouquet, à Banda Filarmónica Laranjeirense, passando pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Portugal, sem esquecer a banda alternativa "Heartside Block" e o Grupo Coral "Ide em Paz e que o Senhor vos acompanhe, de submarino". Há também uma soprano que interpreta, a solo e com distinção, a ária "Santa Apolónia" da ópera "O Mundo (de) Verdi". Também, para os mais jovens, há uma equipa especializada de DJ's que costumam exibir-se na famosíssima discoteca "Ministry of Sound", equipa essa encabeçada pelo "DJ Viródisquitócómesmo". Não podemos esquecer também um rival acérrimo de Júlio Pereira, que no seu palácio toca um instrumento muito pequenino de apenas quatro cordas, que começa por "ca", acaba em "nho" e tem "vaqui" no meio. De vez em quando arranja tempo para exercitar trombone. Ou pelo menos para dar com a boca nele.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:06 0 comentários

Grande Entrevista

Balanço da "Grande Entrevista" a Cândida Almeida, directa do DCIAP, de dia 29 de Janeiro:
1 - A Justiça de Sousa fartou-se de fazer perguntas que não foram respondidas por causa do Segredo de Judite. Já não chegavam os segredos nos cofres, nos bolos, na gastronomia, em Fátima e na "lei da atracção", ainda tem de vir a Judite com eles. Julgava que após a morte da Irmã Lúcia jã não havia mais ninguém a andar por aí a gabar-se de quem tem segredos que supostamente não vai revelar. Ai Judite, Judite. Como repararam, esta frase foi rica em afasia/dislexia/piadolália.
2 - Repararam na incapacidade que a procuradora Cândida Oliveira revela quando se trata de dizer a palavra José? E na hesitação que teve quando ia dizer Engenheiro Zé Sócrates e disse apenas Zé Sócrates? Foi uma entrevista à base de Zé Sócrates e do tio do Zé Sócrates e do primo do Zé Sócrates. Do José ninguém se lembrou. Nem dos nomes dos familiares. Já o senhor da Economia deve ser o Manel. O autarca da capital será o Tó. Ou Toni. Ou Tony. Já o senhor de Bruxelas é o Zé Manecas. Já o senhor da Esquerda é o Chico. Ou Kiko. Já nas escolas possivelmente temos a Dra. Milú. Quanto ao Pê da Érre talvez seja Nitó.
5 - Mas por que raio são procuradores e procuradoras? Esquecem-se de onde deixam as coisas? É comer menos queijo!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:06 0 comentários

O calcário não será problema


Nasceu hoje, de cesariana, o irmão mais novo de "em tempo de guerra, não se limpam armas":

EM TEMPO DE CRISE, LAVA-SE O DINHEIRO!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:05 1 comentários

O dito cujo


Eu não compreendo as dúvidas quanto à existência ou não existência dos Pontos G. ELES EXISTEM! E nós lidamos com eles desde bem cedo, não nas mulheres, nem em Ciências da Natureza, nem em Biologia, ou Anatomia, mas sim em Matemática. Ainda restam dúvidas?

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:03 1 comentários

Macaquinhos de Imitação, NÃO!

Se Barack Obama tinha caído nas boas graças de milhões de pessoas, então desde o seu primeiro juramento de tomada de posse como POTUS subiu ainda mais. Tanto que já passou o telhado das boas graças e já vai junto às antenas de televisão das boas graças. Ah, as boas graças têm TV por cabo? Não faz mal.
Não se pode negar a capacidade de inovação e mudança a este homem. Até um juramento ele consegue mudar. O segundo juramento foi feito à revelia, o que é que pensam? Mas para tirarmos a prova dos nove, Obama foi convidado a participar no concurso televisivo "Sabe Mais do Que Um Miúdo de Dez Anos?". Depois de errar a questão "quem é o 44.º presidente dos EUA?", Jorge Gabriel pediu-lhe para repetir: "Eu não sei mais que um miúdo de 10 anos".
Como era de esperar a sua resposta foi: "Eu, Barack Hussein Obama, juro fielmente que sei mais do que qualquer um destes putos de 10 anos que têm a mania e que ainda por cima têm as respostas às perguntas escritas nas suas secretárias. É inadmissível dizerem que o 44.º presidente dos EUA sou eu. Já estou farto que façam brincadeiras com o meu nome. E ainda por cima em Portugal é aquela do Barraca Abana, não é? Vejam lá é se a Barraca não vos abana a orelhita".
Ao que os pais dos miúdos respondem: "Mas você só porque é o 44.º presidente dos EUA julga que pode falar da maneira que quer com os nossos os filhos? Vocês políticos acham que podem dizer o que querem?"
Barack não se fica e retalia: "Primeiro, continuo a não admitir que diga que sou o 44.º POTUS. Mas quanto à sua questão: SIM, NÓS PODEMOS!"

PorPedro Fernandes Martins à(s) 15:58 0 comentários

Jackpot


Há coisas que por muito que sejam faladas não nos conduzem a qualquer conclusão concreta. Por muitas horas que discutamos a problemática da origem do mundo e do Homem nunca chegaremos a uma conclusão inequívoca. O mesmo acontece com uma outra questão, também ela de extrema importância filosófica. Um tema a que se pode aplicar o "falam, falam, falam, falam, pá... e não dizem nada!". Por um lado, os meios de comunicação dizem "em caso de emergência, liguem para o 112", ou "em caso de incêndio, liguem 117". Tudo bem, dizem-nos o número. Pelo outro lado, dizem-nos "se estiver com uma crise de gripe e estiver mesmo, mesmo para morrer, ligue para a Linha Saúde 24". Imagino que a primeira pergunta que nos fazem quando ligamos para esse número é "então, Sr. Fulano de Tal, ESTÁ TUDO BEM?". E só nos fazem isto porque sabem que a bicharada bacterial não se transmite por telefone. Até um dia!


Mas agora a sério, alguém é capaz de me dizer o número da Linha Saúde 24? É que nunca ouvi isso na televisão, nem na rádio, nem vi nos jornais, nem em revistas, nem no Borda d'Água! Estou desejoso de encomendar um soufflé de streptococcus e nunca mais sacio essa minha necessidade.


Esta semana o jackpot já vai em 347 milhões de euros. Não deixem de apostar no número da Linha Saúde 24! A imagem trata-se apenas de uma chave fictícia calculada ao acaso pelo computador. Esse número não será aceite no concurso.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:07 0 comentários

Bagheera, o Rei do Futebol português


Tropecei! Não caí, mas cheguei a temer pelos meus incisivos.

Tropecei nisto: "o Rei faz 67 anos".
O Juan Carlos, o Alberto II?
- NÃO, PORRA! O Eusébio!
A lontra?
- Não, o Rei!
O Juan Carlos, o Alberto II?
- NÃO, PORRA! O Pantera Negra!
A Bagueera do "Livro da Selva"?
- NÃO, PORRA! O Eusébio futebolista!
Ah, bem podias ter dito antes!

A certo ponto do artigo deparamo-nos com "este ano, o homem que foi classificado por Salazar como "património nacional" não está para grandes festas". Ora bem, então Salazar, não o cão, mas o ex-ditador, considerou um Rei como património nacional. E é bom não esquecer a designação "património nacional". É dito no artigo que a saúde de Eusébio já lhe pregou algumas partidas. É de todo natural, já que o estado globalizado do Património Nacional português talvez não seja o melhor. E ao nível do sistema cardíaco e das articulações há por aí muitas estátuas a tecerem queixas de dor. Mas tenha-se em atenção, quem restaura uma sacristia, uma fachada, ou uma muralha, também dá um jeitito a carótidas e a joelhos.

Quem deve ficar surpreendido é D. Duarte Pio, que assim à primeira vista há-de refazer os cálculos da sua idade. "Oh Isabelinha, eu já faço 67?!"

PorPedro Fernandes Martins à(s) 07:39 0 comentários