Intervalo Autárquico

Caros leitores e visitantes,

após seis meses de actividade ininterrupta neste blogue, decidi suspender a sua actividade por um período de, aproximadamente, quatro meses. Tomei esta decisão no momento em que decidi criar um novo e desafiante blogue intitulado "Autárquicas Figueira". Com esse projecto pretendo dar especial destaque aos assuntos directamente relacionados com as eleições autárquicas deste ano, no concelho da Figueira da Foz. Esse dito blogue estará disponível online a partir do próximo dia 11 de Julho e poderá ser acedido através da ligação http://autarquicasfigueira.blogspot.com

Não considero que haja uma incompatibilidade entre o Worst Off e o Autárquicas Figueira. Porém, penso que não é coerente manter os dois blogues, precisamente porque pretendo dar única e especial atenção ao projecto "Autárquicas Figueira", cujo objectivo é constituir um espaço de incontornável referência no debate e divulgação dos temas relacionados com o concelho da Figueira da Foz e com as próximas eleições autárquicas de 11 de Outubro, que se revestem de extrema importância para o futuro dos figueirenses.

Assim, despeço-me do Worst Off com um até já. Poderão consultar o arquivo deste blogue a qualquer momento, dado que tudo ficará online, como sempre tem estado.

Grato pela atenção e compreensão,


Pedro Fernandes Martins

PorPedro Fernandes Martins à(s) 15:33 2 comentários

Classificados

Nas páginas de classificados nos jornais geralmente encontram-se bastantes anúncios que referem frequentemente as designações "activo" e "passivo". Há quem critique logo estes actos e fale em prostituição descarada.

Pois eu vejo a questão sob outro prisma e congratulo-me com o facto de haver tantos entendidos em Contabilidade no nosso país.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 13:00 0 comentários

I Grande Corrida TV de S. Bento

Tenho o prazer de apresentar o cartaz da I Grande Corrida TV de S. Bento!




PorPedro Fernandes Martins à(s) 21:59 0 comentários

Luz ao fundo do túnel

Pedro Santana Lopes, durante a apresentação da sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa, adiantou que pretende ordenar a construção de mais um túnel na cidade, mais precisamente na ligação da zona do Saldanha à Avenida Fontes Pereira de Melo.

A dúvida que eu tenho é a seguinte: já que o candidato à autarquia lisbonense quer construir um túnel, não seria melhor fazer um que ligasse o seu gabinete no edifício dos paços do concelho à Assembleia da República e outro túnel que fizesse a ligação entre o Palácio de São Bento e um sítio bem longe de Lisboa?

PorPedro Fernandes Martins à(s) 18:09 0 comentários

Pegar o touro pelos cornos!

Fica aqui um apontamento humorístico de primeira classe, protagonizado pelo Ministro da Economia, Manuel Pinho. Sim, aquele senhor que disse que a mão-de-obra em Portugal era barata, que falou da farinha Maizena (passe a publicidade) e que desconhecia que Portugal era um dos melhores produtores de sapatos do mundo. Agora, parece que também é um aficionado pelas touradas e decidiu fazer um gesto um tanto ou quanto estranho, em pleno debate do estado da Nação, na Assembleia da República. Vejam e riam-se!


PorPedro Fernandes Martins à(s) 17:52 0 comentários

Julho Verne

Estamos em Julho! O aborrecido no meio disto tudo é que Julho não é mais do que Júlio com um clique a menos na tecla 4 do telemóvel.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 0 comentários

Incrível!

O inesperado aconteceu! Ontem, 29 de Junho, não houve post aqui no blogue. Quero, desde já, pedir desculpa pelo sucedido, mas também apresentar as razões da minha falha. Ontem não houve post porque bla bla bla, isso é demagogia, senhor primeiro-ministro... bla bla bla, a vida está difícil, bla bla bla e a crise toca a todos, bla bla bla e o senhor deputado já se esqueceu do que defendeu enquanto fez parte do último governo.

Como devem ter percebido, não houve post porque adormeci a ver o Canal Parlamento.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 15:02 0 comentários

Porta-chaves

Assinala-se, hoje, a noite de S.Pedro. Será que alguém é capaz de lhe oferecer uma fita porta-chaves? Torna-se um bocadinho incómodo vê-lo sempre de chaves na mão. Assim sempre as punha ao pescoço. Maldito costureiro, que fez uma túnica sem bolsos.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 20:44 0 comentários

Linguarudos

Permitam-me que faça uma sondagem:

- Quem acredita que Michael Jackson morreu é favor levantar um braço.
- Quem não acredita na morte de Michael Jackson é favor tocar com a língua na ponta do seu próprio cotovelo. Esquerdo ou direito, é indiferente.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 03:13 1 comentários

Jackson

Estou há cerca de três horas a acompanhar emissões televisivas alusivas ao relato do surpreendente e trágico falecimento de Michael Jackson. Não me lembro de estar tão atento a uma emissão televisiva com impacto mundial desde o dia da eleição de Barack Obama para o cargo de presidente dos EUA. A única diferença é que Obama é um negro que conseguiu ser eleito para um cargo até então ocupado por brancos e Jackson foi um negro que conseguiu feitos nunca alcançados por brancos, mas que optou por se tornar um branco mais branco dos que os brancos.

O aclamado "Rei da Pop" terá sofrido um fatal ataque cardíaco e, mesmo após esse acontecimento, foi menino para conseguir entrar em três sítios: na ambulância, no hospital e em coma. O cantor tinha anunciado, recentemente, o regresso aos palcos, prometendo uma série de 50 (cinquenta!) concertos em Londres, a começar já no próximo mês de Julho. Ao que tudo indica os concertos serão cancelados, porque nem toda a gente é como Paulo Bento, ou seja, nem toda a gente "faz omeletes sem ovos".

Para os fãs do músico, as últimas horas têm sido de agonia e sofrimento. O falecimento de Jackson é já comparado a acontecimentos como as mortes de John Lennon, ou Kurt Cobain, mas com menos rinocerontes dançarinos, ou formigas gigantes armadas com matracas. Contudo, já ouvi senhoras que afirmam: "Esta morte era de esperar! Há anos que o Michael andava tão pálido!".

O desaparecimento do antigo prodígio dos "Jackson 5" deixa o mundo um pouco menos brilhante, mais precisamente ao nível das luvas de lantejoulas.

DEPES, Michael. Para quem não sabe: Descansa Em Paz e Sossego, Michael.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:22 3 comentários

"Preto no Branco, ou vice-versa"

Faleceu o "Miguel, Filho do Tiago". DEP, Miguel!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 23:21 0 comentários

Acordo Ortográfico


Este ano, em Portugal, 24 de Junho passou a ser o dia de São João Batista, em vez de São João Baptista, se formos fiéis adeptos e seguidores do tão famoso, mas não menos controverso, Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O que acontece no meio disto tudo? Nada de especial... apenas transformaram o homem que terá bapti... batizado Jesus Cristo no Rio Jordão numa coisa parecida com um lutador de wrestling americano. Estão a imaginar este bicho com um cordeirinho ao colo, não estão? Eu também!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 17:50 2 comentários

Tem duas bossas e muito pêlo!


Agora, que fui hoje aprovado no exame de condução, dou razão ao Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, que afirmou que a margem sul do Rio Tejo é um deserto. Eu vou mais longe e digo que todo o país é um grande e árido deserto, porque está à vista de todos que há muitos camelos a conduzir veículos na via pública.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 2 comentários

Origami

Admiro, sinceramente, as pessoas que fazem dobragens de voz. Tenho tentado fazer o mesmo com a minha, mas não consigo dobrá-la. Já desde o jardim-escola que não tinha muito jeito para dobrar coisas. Nem aviões de papel sei fazer em condições, quanto mais dobrar uma voz.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 0 comentários

Solstício

Vocês Verão que dia é hoje!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:08 0 comentários

Sugestão



Ok, estive a pensar e gostaria de dar uma sugestão à direcção do SL Benfica, mais precisamente ao seu director-desportivo, Rui Costa:

Caro Rui, faça com que os sócios benfiquistas apoiem a abertura do túmulo de D. Afonso Henriques (como foi pedido há uns tempos). Se as autoridades competentes rejeitarem este pedido, puxe dos galões e planeie um assalto à zona histórica de Coimbra, com os seus associados Ao menos que sirva para alguma coisa a gabarolice de ser do "maior clube do mundo". Depois, fique à espera que este desenho do primeiro rei de Portugal seja fiel ao verdadeiro rosto do dito monarca, venda o Di Maria por uns quantos milhões, compre as ossadas depositadas na Igreja de Sta. Cruz de Coimbra, monte o esqueleto do fundador do nosso país e inclua-o no plantel da sua equipa para as próximas temporadas. Tendo como base o rendimento desportivo de Di Maria desde que chegou a Portugal, creio que D. Afonso Henriques, mesmo com um fémur mal encaixado, consegue fazer melhor.

Maaaaaas... não se esqueça que para pôr o D. Afonso Henriques em campo tem de dispensar o Reyes, o Balboa ou outros jogadores da equipa que falem castelhano. Isto até pode parecer uma desvantagem, mas não se esqueça que o cognome de "Conquistador" pode dar jeito, principalmente quando se quer conquistar títulos.

Contudo, tenha cuidado! É que o FC Porto anda aí, e pode-lhe acontecer o mesmo que aconteceu em relação ao Cristian Rodriguez, ou em relação ao Alvaro Pereira! E sabe que o D. Afonso Henriques usava uma bandeira azul e branca... por isso, todo o cuidado é pouco!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 0 comentários

Homónimos


Ao que tudo indica, José Eduardo Moniz não será candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica. Compreende-se a decisão, já que caso viesse a ganhar as eleições, Sporting e Benfica passariam a ter dois presidentes homónimos, o que não convém muito a clube arqui-rivais.

Para a honra dos adeptos benfiquistas, antes ter um presidente que foi/é sócio dos 3 grandes clubes portugueses. Agora nomes iguais?! Vade retro, Satana!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:12 0 comentários

Minorias


Agora está na moda falar de minorias de bloqueio. Como não falam em nomes, presumo que se refiram aos funcionários da EMEL.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 23:07 0 comentários

Como disse?

socrático
adj.
1 - Relativo a Sócrates ou à sua doutrina.
2 -Diz-se do método pedagógico de perguntas e respostas e que leva o discípulo ao conhecimento do próprio erro, para a seguir o conduzir ao descobrimento da verdade.

Pois bem, acabei de assistir à entrevista concedida pelo primeiro-ministro, Eng. José Sócrates, à SIC. O tom que dominou a conversa foi... "como dizer?" (expressão usada várias vezes pelo chefe do Governo)... monótono, de volume reduzido, tal qual um casal que tenta adormecer um filho. Admiro, do fundo do coração, a doçura na voz de José Sócrates e de Santos Silva, Ministro do Assunto Para-lamentar... dos Assuntos Parlamentares, peço desculpa. Será humildade? Será amor? Serão ainda os efeitos cardíacos das eleições europeias de 7 de Junho?

Será que passaremos a ter um José Sócrates à Moda de Manuela Ferreira Leite (atenção, isto não é um nome de um prato gastronómico)? Quer-me parecer que o nosso primeiro-ministro começará a dirigir-se às donas de casa, revelando que também gosta muito de cozinhar e que tem uma receita apetitosa de soufflé de bacalhau, ou começará a dirigir-se a outros cidadãos, revelando um gosto por coisas que até agora não eram associadas à sua figura de político. Tudo em prol da angariação de votos!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 21:55 0 comentários

Expressões linguísticas

Estava a pensar em expressões da língua portuguesa e ocorreram-me umas perguntas, que agora vos deixo:


1 - por que é que temos um Presidente da República que não dá Cavaco aos problemas reais do país?
2 - por que é que temos um Presidente da República que dá o Cavaco pelos que o elogiam?
3 - por que é que temos um Presidente da República que dá o Cavaco quando os deputados insistem em aprovar documentos de que ele não gosta?

Em caso de dúvida, clique AQUI para consultar o significado das 3 diferentes expressões.

E já agora, só para terminar: por que é que os Presidentes tiram as fotografias históricas com faixas como as das Miss Mundo?

PorPedro Fernandes Martins à(s) 03:11 1 comentários

15

Hoje é dia 15. Até aí tudo bem! O que não está tão bem é a palavra "quinze" ser um vocábulo demasiado português. "Quinze" tem mesmo aquele ar de palavra que tinha um acento agudo no "E" e que foi retirado por alguém com poder que não gostava de algum Joaquim José. É uma palavra demasiado "Telerural". Mas isto digo eu, resumindo-me à minha insignificância.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 19:59 0 comentários

Comam menos queijo!

Foi no dia 14 de Junho de 1864, há 145 anos, que nasceu aquele médico alemão... como é que se chamava? Ai... tenho aqui o nome debaixo da língua e não me lembro! Deixem-me só o tirar o nome de lá, secar a saliva que vem agarrada e já vos digo o nome do senhor.
...
...
...
...
...
...
...
Ok, mesmo assim não consigo lembrar-me da graça do dito homem! Fica para uma próxima, ok?

PorPedro Fernandes Martins à(s) 22:03 0 comentários

José Sócrates (Saraiva de) Carvalho Pinto de Sousa


Do lado esquerdo, José Sócrates; do lado direito, Otelo Saraiva de Carvalho.

Ou vice-versa!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 16:38 0 comentários

Mais homofonia!

Não percebo por que raio os jornais chamam ao Cristiano Ronaldo o Senhor Sem Milhões, se o que ele mais tem são milhões de euros (ou libras, ou seja lá o que for) no banco, ou no sítio onde guarda o dinheiro.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 19:24 0 comentários

Enganos e Pretoguês

Pode ler-se, hoje, no sítio online do jornal desportivo "A BOLA":

Aprígio Santos pondera mudança na política de contratações

O presidente da Naval admitiu que a politica de contratações da sua equipa poderá mudar, em virtude da actual condição do mercado, e que nesse sentido poderá recorrer aos empréstimos.

Perante este cenário, Aprígio Santos já estará em negociações avançadas para garantir o empréstimo de um defesa-central e de um médio. O máximo dirigente da equipa de Vila do Conde terá ainda referência um defesa que alinha no mercado francês.
____________________________________________________________________

Agora, vamos lá... onde está o Wally? Que é como quem diz: onde estão os erros?

1 - Política escreve-se com acento agudo no primeiro I, e não "politica"
2 - A Naval 1.º de Maio não é de Vila do Conde, mas sim da Figueira da Foz. A menos que as Caxinas se tenham mudado mais para Sul e que o Rio Mondego tenha trocado de sítio com o Rio Ave.
3 - A última frase, para além do erro geográfico, apresenta um nexo espectacular: "terá ainda referência um defesa que alinha..."
4 - não é um erro, mas uma coisa caricata: estar em negociações avançadas para garantir um defesa-central e um médio? Se estão avançadas, ao menos que seja para conseguir um ponta-de-lança!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 16:47 0 comentários

Oh filha, que marabilha!


São divulgadas, hoje, as 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Vários fortes, igrejas, conventos, entre outros monumentos, estão na calha para serem galardoados com tal distinção. Contudo, há uma coisa que não consigo entender: será que foram só construções desse género que os portugueses deixaram espalhadas pelo mundo? Então e os emigrantes?! Então e os emigrantes que construíram as Casas de Portugal espalhadas por essas cidades além-fronteiras? Depois não digam que não discriminam!

Onde é que, por exemplo, a Casa de Portugal em Genebra fica atrás da Fortificação de Mascate? A Fortificação de Mascate tem couratos? Tem minis e tremoços? Tem feijoada e cozido à portuguesa? Tem cachecóis do Benfica e bandeiras de Portugal por cima das televisões? Aaaaaaah.... bem me parecia!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:23 0 comentários

Homofonia

Como se sabe, José Eduardo Bettencourt foi eleito presidente do Sporting Clube de Portugal. Já desde a campanha eleitoral que o novo presidente diz, constantemente, que o Sporting precisa de pás para poder chegar ao sucesso.

Mas pás para quê? Vamos plantar batatas no estádio? Ou será que vamos cavar a sepultura aos rivais?

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 0 comentários

Criancices




Antes de mais, posso garantir que fui votar para as eleições europeias, acto que constitui a minha primeira ida às urnas. Digam lá que esta frase não vos faz logo lembrar cemitérios e crematórios. Faz, não faz? Pois eu votei no pavilhão do Grupo Caras Direitas, na freguesia de Buarcos. Curiosamente, o nome Caras Direitas engana, até porque os resultados da freguesia apontam que houve mais Caras Esquerdas, como se pode constatar no sítio oficial "Europeias 2009", pesquisando no separador Território Nacional com a palavra Buarcos. Quanto a mim, posso garantir-vos que votei no partido que apoio: o Partido "Omo" (sem H!) - "branco mais branco, não há".

Em relação aos resultados finais, era fácil de prever que o PS não iria eleger mais deputados do que o PSD. E qualquer pessoa perspicaz percebe isto, porque um partido que escolhe o Sr. Gepetto/Avô Cantigas para cabeça-de-lista só conseguiria eleger mais deputados se as crianças pudessem votar.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 0 comentários

We are the champions!

PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES! PORTUGAL! PORTUGAL!

Então?! Não ouço nada! Vá lá, gritem, pessoal! Ganhámos! Ganhámos 2-1 à... à... como se diz aquilo? Al... emanha?! Não! ALBÂNIA!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 1 comentários

Európia

Minha cara provedora, eu juro que tentei resistir, mas não consegui! Tive mesmo que pegar no teu brilhante e genial achado e postá-lo, também, aqui. Sem mais delongas, apresento no Worst Off, o cartaz do fantástico partido que tem os apoiantes todos da mesma altura e que possui técnicos de edição de imagem não mais do que geniais, porque são autênticos humoristas. Quando olho para esta imagem fico com a sensação de que todos estes senhores e senhoras são um grupo de cabeçudos do Carnaval de Torres Vedras, cujas cabeças foram alteradas de forma a não ligarem com o resto do corpo.

Mas a pergunta concreta que quero colocar aos senhores que editaram esta imagem é a seguinte: era preciso levar a expressão CABEÇA-DE-LISTA tão à letra, e aumentar desmedidamente a cabeça de Vital Moreira? "Meus amigos, não havia necessidade"!



(clique na imagem para a aumentar - vai ver que vale a pena)

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:49 1 comentários

Ah Valente!

Acabei de receber no e-mail um artigo de Vasco Pulido Valente, publicado, hoje, no jornal "Público". Este artigo surge na sequência da vinda da dita personalidade à nossa santa terrinha, Figueira da Foz, onde parece que lançou um livro no Casino Figueira e comeu sardinhas no restaurante da D. Celeste, que é "natural" do maior país do mundo (esta chalaça fica só para quem conhece bem a Figueira e as suas figuras).

Este post serve para revelar este excelente artigo. E perguntam vocês: "onde está o humor neste post?" - o humor passa por um desafio, que é tentar ler o artigo sem imaginar as balbúcias de Pulido Valente! Vá, eu sei que é difícil, mas façam um esforço por não imaginarem "aaaaaaaah", "hmmmmm", "uhhhhh" no meio do texto.

"Um passeio à Figueira"

Vasco Pulido Valente in Público 05/06/2009

Fui anteontem à Figueira da Foz por uma auto-estrada deserta. Literalmente deserta: um camião ou outro, umas dezenas de automóveis, mais nada. A auto-estrada, claro, vai mudando de nome. Começa por se chamar A8, depois muda para A14 e acaba, salvo o erro, em A17. De qualquer maneira, começa quase à minha porta, em Lisboa, e só pára em Aveiro. É quase paralela à velha A1 do prof. Cavaco e parece que nasceu da exuberante cabeça do eng. Guterres (quem senão ele?) e que este Governo construiu o pouco que faltava. A ideia de uma auto-estrada, por assim dizer, suplementar, ou concorrente - uma ideia de gente rica ou de gente pródiga -, não deve ser comum. Na Figueira, essa extravagância vem sempre à conversa (à frente de estranhos) entre o desdém pelos poderes que misteriosamente a conceberam e o habitual desconsolo com disparates de Lisboa e da Pátria.

A Figueira, apesar de um debate público entre Paulo Rangel e Vital Moreira, não está muito interessada no ruído a que por aí se chama "eleições" para a "Europa". Segundo percebi no restaurante da D. Celeste, uma PSD e "santanista" ferrenha, as pessoas só se importam com as locais, que terão em princípio cinco listas de grupos que historicamente não se estimam. Quanto às gerais de Outubro, a D. Celeste abana a cabeça com alguma tristeza e uma enorme dúvida (que se compreende) sobre a dr.ª Ferreira Leite. Comendo as primeiras sardinhas do ano, achei a Figueira típica do país: melancólica, desiludida e sem esperança. Que lhe pode trazer um novo regime: uma terceira auto-estrada?

Entretanto, impenetrável à realidade do mundo, a campanha continua. Augusto Santos Silva, Ana Gomes, Jorge Lacão e, evidentemente, Vital Moreira não desistiram de explorar a noção absurda de que o PSD é, por causa de meia dúzia de "figuras gradas", responsável pela fraude do BPN. Ninguém protesta e Sócrates não os manda calar, com certeza em nome do aprimoramento cívico dos portugueses. Do lado do PSD, Manuela Ferreira Leite apareceu finalmente na "rua" (espero que sem um nojo excessivo), enquanto Menezes descobriu agora que Rangel era uma "lufada de ar fresco" e Pedro Passos Coelho, na sua qualidade de "próximo Presidente", resolveu aliviar o espírito de um despropósito sem desculpa. O que apetece é de facto aproveitar a auto-estrada deserta (A8, A14 e A17) e ir comer as sardinhas da D. Celeste.


PorPedro Fernandes Martins à(s) 20:21 0 comentários

Déjà vu

O jornal desportivo "O Jogo" noticia o seguinte, no seu sítio online:

"Golpe de teatro: Álvaro Pereira, lateral-esquerdo campeão da Roménia pelo Cluj, é desde ontem reforço do FC Porto - depois de ter sido noticiado como a caminho da Luz ou mesmo como sendo já jogador do Benfica."

Mas onde é que nós já vimos este filme? Dá-me ideia de que o Benfica se tornou um olheiro do FC Porto. Para quem dizia que os dois clubes tinham relações conflituosas, pode começar a desenganar-se!

Já agora... já posso parar de rir-me?

PorPedro Fernandes Martins à(s) 07:26 1 comentários