Técnicas de defesa


Esta noite tive o prazer de moderar uma conversa entre os deputados da Assembleia da República, Dr. João Portugal (PS) e Miguel Almeida (PSD), ambos meus conterrâneos. Numa análise mais virada para a temática da juventude, aquando da abordagem das vantagens que a União Europeia trouxe para Portugal e para os jovens portugueses, o deputado Miguel Almeida referiu que não sabia como seria o panorama económico e financeiro português se não tivesse aderido à moeda única, o Euro. Isto porque referiu que com o escudo talvez não nos pudéssemos "proteger" convenientemente.

Eu, no plano teórico, mais humorístico e menos técnico, terei que discordar. Um país com uma moeda chamada escudo consegue ter uma melhor protecção do que um país com pesetas, francos, coroas, marcos, ou até libras, entre outros. Só mesmo uma nação com uma unidade monetária chamada "abrigo anti-nuclear" poderia ter uma melhor protecção. E isso não me parece credível.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 23:08 0 comentários

Quem tem cú, tem medo


Nos últimos dias tem sido revelada, na minha opinião, uma excessiva preocupação com o possível afastamento de Portugal do campeonato mundial de futebol da FIFA, a realizar, na África do Sul, em 2010.

Eu compreendo que os próprios jogadores, equipa técnica e estrutura directiva da Federação Portuguesa de Futebol queiram esquivar-se de ir a este campeonato do mundo. Muitos ainda devem recordar-se dos portugueses que foram, ao longo dos tempos, assassinados nesse país.

E português que é português não consegue passar a África do Sul à primeira tentativa. Já se sabe: primeiro as Tormentas e depois a Boa Esperança. Neste caso do apuramento para o Mundial é mais: as Tormentas e agora uma Vã Esperança de participar no evento de 2010.

Isto é mais um Adamastor que ainda aí à solta. E não tenhamos dúvidas: só nos vamos apurar se tivermos algum jogador chamado Bartolomeu Dias na selecção.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 17:38 0 comentários

Comunicado

Ontem, dia 31 de Março, houve post. Gostaram?

Feliz Dia das Mentiras

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:50 0 comentários

Coisas que devem (ou não) ser ditas

Estava entretido a pensar, quando me apercebi de que à conta disso já havia mais fumo negro dentro do escritório do que aquele que houve quando os cardeais do Vaticano se reuniram em Concílio para eleger o Papa José Rato-cantor.

E cheguei, então, a uma conclusão: nunca poderemos dizer a frase "Bravo, Camané! És grande!" com a facilidade com que dizemos "Bravo, Mariza! És grande!". É uma questão de verdade artística. E porquê "verdade artística"? Porque já estou farto de ouvir o Rui Santos com a verdade desportiva e então decidi começar a falar das verdades das outras coisas. De cada vez que olho para o Rui Santos já só consigo imaginar a Teresa Guilherme ou a Júlia Pinheiro com um polígrafo a ver se os árbitros, dirigentes desportivos e jogadores estão a falar verdade ou a mentir. É que já se torna aborrecido!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:07 0 comentários

Espero que haja duas sem três


A semana passada, roubaram-me(nos) uma Taça da Liga. Esta semana roubam-me(nos) uma hora de sono.

Eu nem costumo achar que Portugal tem pouca segurança, mas começo a acreditar que dois fins-de-semana seguidos a ser roubado é coisa para ser um atentado à segurança nacional. Ou então uma cabala. Mas só porque as cabalas andam na moda!

E a culpa? Morre solteira? Não morre não senhora, porque casa-se amanha com o Vale e Azevedo às 11h (10h na hora antiga, para quem ainda não acertou os relógios), na Igreja de S. Coisinho de Auréola. Eu vou lá, mas só para atirar arroz para a careca do noivo.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 04:19 0 comentários