Festarola


Hoje a noite foi de FITUIFF - Festival Internacional de Tunas da Universidade Internacional da Figueira da Foz -, evento ilustre por ter um nome em que a palavra "internacional" aparece por duas vezes, organizado pela Bruna - Tuna Académica da Universidade Internacional da Figueira da Foz. Como sempre, muita gente vestida de preto. Por vezes ficamos na dúvida se são encontros de estudantes ou funerais. Eu concluo que tanto podem ser encontros de estudantes, como funerais, já que pela quantidade de cerveja, fumo e música tudo me leva a crer que algum primeiro-ministro morreu e é hora de festejar depois de o caixão ter sido enterrado. Está presente nesta edição do FITUIFF o Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu. Claro que ao sabermos isto ocorre logo o "indo eu, indo eu, a caminho de Viseu, encontrei o meu amor, ai Jesus que lá vou eu!". Ora bem, a caminho de Viseu, indo ali pelo IP3, passamos por Santa Comba Dão. E já se sabe que tipo de amor podemos encontrar por lá perto... um autêntico ditador-garanhão, ícone maior das mais ousadas histórias amorosas do fascismo. E se formos uma rapariga com um decote apetecível, o "ai Jesus que lá vou eu" é garantido, com o Prof. Botas de Santa Comba a tratar bem do recado.

Ainda a propósito da mini-série da SIC, "A Vida Privada de Salazar"... o que é que as crianças que viram a série vão achar quando forem confrontados com a lenga-lenga que lhes é ensinada em História de Portugal, daqui a uns anos?

"Olhem, meninos, depois houve um senhor chamado António de Oliveira Salazar, que foi um ditador... que fez com que não houvesse liberdade em Portugal durante muitos anos. Fez coisas muito más!"
- Oh, senhora professora, tão más como o sotaque do Diogo Morgado na série? Tão más que agora o Salazar só serve para rapar a massa dos bolos que fica agarrada às taças? Deve ter sido um homem horrível! A minha bisavó chama-lhe "cabeça de porco", mas nas revistas da minha mãe agora aparece que era um "garanhão e pêras".
"Depois caiu de uma cadeira, ficou muito doente, e morreu. O sucessor dele foi um senhor chamado Marcello Caetano!"
- Ahhh, por isso é que a Leninha me chama Salazar, desde que eu caí de uma cadeira, quando me estava a balouçar e a chamar-lhe "gorda feia". Por que é que a Leninha é tão culta?
"Vou contar-te um segredo... a Leninha é bisneta do Salazar, mas tudo por portas travessas. Sabes que a contracepção nem sempre foi como é!"
- O que é contracepção?
"No dia 25 de Abril de 1974...

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:59 0 comentários

Vamos deixar-nos de coisas!


Se há coisa que condeno são os portugueses que se riem dos músicos que se enquadram com música pimba, música popular ou romântica, ranchos folclóricos, coros de Igreja, etc. Para além de se rirem, ainda condenam todos esses músicos como sendo incompetentes, inúteis e desprezíveis. Criticam também o mau gosto dos nomes, como Zé Cabra, Broa de Mel, Marco Paulo, Tony Carreira, António Variações e por aí fora. Falam ainda que a música portuguesa é péssima, e que jamais podem gostar dela.

Porém, essas mesmas pessoas gabam e veneram artistas estrangeiros. E confessam gostar muito de grupos com nomes como U2 (Tu Também), Queen (Raínha), Red Hot Chili Peppers (Pimentas Vermelhas e Quentes), Beatles (Escaravelhos), Tokio Hotel (Hotel Tóquio), Amy Winehouse (Amy Adega), Joy Division (Divisão da Alegria), The Killers (Os Matadores), Arctic Monkees (Macacos do Árctico), The Police (A Polícia), Rage Against The Machine (Raiva Contra a Máquina), The Doors (As Portas)... já chega de exemplos!

Eu não tenho nada contra as pessoas que gostam e veneram estes músicos. Eu próprio sou profundo de admirador de muitos deles. A única coisa que eu peço é um esforço para as pessoas começarem a traduzir muitas das letras das músicas estrangeiras que ouvem. Se não quiserem ter o trabalho de traduzir, podem pesquisar no Google o título da música seguido da palavra tradução. Os brasileiros adoram ter as traduções das músicas disponíveis na net. Aposto que vão surpreender-se e pensar: "Porra, eu ouço isto?". Continuem a ouvir as músicas estrangeiras, mas comecem a dar um bocadinho mais de valor à musica nacional. E acreditem que muitas bandas que são muito conhecidas internacionalmente, não são assim tão admiradas no seu país de origem. Façam isso e pensem que se calhar letras como "Sensual, és tão sensual, tens um ar de mulher fatal, sensual, és tão sensual, que até o teu simples olhar me faz mal" não fica muito atrás de canções que integram as compilações "Greatest Hits" de muitas bandas mundialmente reconhecidas, tanto a nível musical, como a nível de letras.

Como profundo admirador e fã dos Beatles, deixo-vos apenas alguns títulos de canções que diariamente ouço ou canto:

"Strawberry Fields Forever" - Campos de Morangos para Sempre
"I Want to Hold Your Hand" - Eu Quero Segurar a Tua Mão
"Can't Buy Me Love" - Não Me Podem Comprar Amor
"Yellow Sumbmarine" - Submarino Amarelo
"All You Need Is Love" - Tudo o Que Precisas é Amor
"Hello Goodbye" - Olá, Adeus
"Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band" - Sargento Pimenta e a Sua Banda de Corações Solitários

Penso que nenhum destes títulos fica atrás de títulos nacionais como "Depois de Ti Mais Nada", ou "Deixei Tudo poe Ela", sem esquecer "Garagem da Vizinha", ou até mesmo "Eu Tenho Dois Amores".

É tempo de valorizar a música portuguesa. Não se trata de deixar de gostar ou ignorar a música estrangeira, mas sim valorizar os compositores e intérpretes nacionais, reconhecendo que são iguais ou melhores que muitos estrangeiros.

Posso afirmar que Portugal é, seguramente, dos países cujas canções têm das letras mais bonitas, bem escritas e com sentido no mundo. Não entendam isto como um exagero, ou uma exacerbada defesa da música nacional, mas temos das melhores canções (letra e música) que o mundo tem.

Tenho dito.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:50 4 comentários

Cautela!


Caros amigos, um conselho que vos deixo:

Nunca, mas nunca, chamem Marta à senhora que fala no vosso GPS. É que para além de ela dizer "Vire à esquerda! Ande quatro......centos metros e entre na rotunda e vire.... na... segunda à.... DIREITA!" podem correr o risco que ela vos passe a dizer: "Ok, Teleseguro, boa noite, fala a Marta! Teve algum sinistro? Quer que envie um reboque? Dê-me a sua localização!".

Já bem basta viajar com a praga das indicações, não queiram também uma telefonista de call-center de uma agência de seguros com voz standard.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 20:05 0 comentários

Qual é a dúvida?


Diga-se, de passagem, que a discussão que questiona a ideologia política dos políticos portugueses já enjoa. Ora se queixam de que o PS não tem sido suficientemente de esquerda, ora dizem que o Governo tem tomado políticas de direita... Estamos fartos!

Meus amigos, a questão é muito simples! Em política, qualquer um pode e tem muito potencial para ser de esquerda. Até mesmo uma pessoa de extrema-direita pode ser de esquerda. Acreditem!

Afinal, ninguém está livre de ser um ZERO À ESQUERDA!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 07:54 0 comentários

Wikicomédia


Bom dia, caros leitores! Espero que esteja tudo bem, neste dia 3 de Março. Como hábito, costumo consultar diariamente a Wikipédia para saber que efemérides tiveram lugar, as personalidades que nasceram e/ou morreram a cada dia que passa, em anos idos. Costumo ter algumas surpresas, mas a de hoje foi completamente surpreendente. Uma surpresa surpreendente, estamos a ir bem... Adiante. António Silva, consagrado actor português (Evaristo,no "Pátio das Cantigas", ou o protagonista do famoso filme "O Leão da Estrela") terá nascido em 1886 e falecido em 1870. Segundo a canção, os Loucos de Lisboa fazem-nos duvidar de que a terra gira ao contrário e os rios nascem no mar, mas nem um qualquer pregador de uma religião fanática brasileira me faria acreditar que há quem morra antes de nascer. Mais rapidamente acredito na teoria da conspiração da morte do Paul McCartney, que terá sido substituído por um sósia (sim, o que há mais por ai são pessoas iguais a Paul McCartney, que sejam canhotas, que toquem guitarra, baixo, bateria e piano e ainda saibam cantar bem)! Isto da Wikipédia tem coisas que nos fazem pensar que estamos na Wikicomédia, um qualquer site global de humor. O mais fantástico é que carregando no link da biografia de António Silva, reparamos que ele morreu em 1971. O erro de 1870 poderia compreender-se se ele tivesse morrido em 1970 e alguém tivesse escrito 1870 em vez de 1970. Afinal de contas era tolerável que alguém carregasse numa tecla ao lado, por lapso.


Eu começo a achar que os milagres da multiplicação dos pães, da transformação de água em vinho, do cego que passou a ver, do leproso que se curou e do paralítico que começou a andar são amendoins comparados a António Silva, o homem que morre antes de nascer. Quem sabe se isto não se tornará uma religião!

PorPedro Fernandes Martins à(s) 08:48 0 comentários

TV

O tempo de duração dos telejornais da madrugada da RTPN, SIC Notícias e TVI24 é directamente proporcional ao número de espectadores que têm. Os pivots até podiam estar de costas que ninguém ia dar por isso. As notícias apresentadas são tão poucas que não são ditas por ordem de importância e impacto, mas pela ordem que um sorteio de papelinhos ditou. Mas há uma razão para estes jornais durarem tão pouco tempo: é que como a esta hora o teleponto está a dormir (as máquinas também têm direito ao modo OFF), decora-se uma meia dúzia de notícias (curtinhas, de preferência) e dispara-se tudo em série. Porém, nem tudo são rosas nas madrugadas da televisão... Eu dava tudo para que acontecesse isto nos programas que dão dinheiro em troca de palavras absurdas: "Olá, boa noite, estou a falar com... Então, qual é o seu palpite?" / "-Olhe, o meu palpite era irem deitar-se porque o que vocês fazem não é mais do que lixo televisivo. Vocês decidam-se! Ou isto é um programa para decotes e modelos desfilarem ou é um programa para adivinhar palavras! Se é para adivinhar palavras até podem meter senhoras de idade a apresentar, porque se for para ver decotes prefiro que estejam caladinhas. É que não dizem nada de jeito. Isto é como na meteorologia: mesmo que haja um bom decote, não queremos saber se vai chover amanhã, ou se o céu vai estar nublado. Queremos é aproveitar a visão do decote, porque sabemos que num país pequeno como é Portugal o programa da meteorologia não vai durar mais do que minuto e meio. Quando vos ouço há 3 hipóteses: ou mudo de canal, ou desligo a televisão, ou fico a ver o programa mas com a televisão no Mute!"

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 0 comentários

Híbrido


Duas coisas, apenas:

- Em primeiro lugar, Festival da Canção não é Festival da Canção sem Eládio Clímaco. Quanto mais não seja, porque é raro encontrar uma conjugação tão mirabolante de dois nomes próprios.

- Em segundo lugar proponho uma fusão entre o Festival da Canção com o Festival do Escanção. E isto porque só com muitos e sucessivos copos de vinho bebidos é que as canções concorrentes ao Festival da Canção começam a ganhar sentido nos meus ouvidos:

"Agora Luciana Abreu apresentará a sua música que deverá ser acompanhada com litro e meio de Porto Poças. Muito bom! Segue-se a cantora Romana que merece ser ouvida com um garrafão de 5 litros de água ardente de São Domingos a penálti. Seguem-se as exuberantes Tayti que serão companhia perfeita para duas picheirinhas de vinho carrascão de Samora Correia com resíduo, colheita de 1993".

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02 0 comentários