Festarola


Hoje a noite foi de FITUIFF - Festival Internacional de Tunas da Universidade Internacional da Figueira da Foz -, evento ilustre por ter um nome em que a palavra "internacional" aparece por duas vezes, organizado pela Bruna - Tuna Académica da Universidade Internacional da Figueira da Foz. Como sempre, muita gente vestida de preto. Por vezes ficamos na dúvida se são encontros de estudantes ou funerais. Eu concluo que tanto podem ser encontros de estudantes, como funerais, já que pela quantidade de cerveja, fumo e música tudo me leva a crer que algum primeiro-ministro morreu e é hora de festejar depois de o caixão ter sido enterrado. Está presente nesta edição do FITUIFF o Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu. Claro que ao sabermos isto ocorre logo o "indo eu, indo eu, a caminho de Viseu, encontrei o meu amor, ai Jesus que lá vou eu!". Ora bem, a caminho de Viseu, indo ali pelo IP3, passamos por Santa Comba Dão. E já se sabe que tipo de amor podemos encontrar por lá perto... um autêntico ditador-garanhão, ícone maior das mais ousadas histórias amorosas do fascismo. E se formos uma rapariga com um decote apetecível, o "ai Jesus que lá vou eu" é garantido, com o Prof. Botas de Santa Comba a tratar bem do recado.

Ainda a propósito da mini-série da SIC, "A Vida Privada de Salazar"... o que é que as crianças que viram a série vão achar quando forem confrontados com a lenga-lenga que lhes é ensinada em História de Portugal, daqui a uns anos?

"Olhem, meninos, depois houve um senhor chamado António de Oliveira Salazar, que foi um ditador... que fez com que não houvesse liberdade em Portugal durante muitos anos. Fez coisas muito más!"
- Oh, senhora professora, tão más como o sotaque do Diogo Morgado na série? Tão más que agora o Salazar só serve para rapar a massa dos bolos que fica agarrada às taças? Deve ter sido um homem horrível! A minha bisavó chama-lhe "cabeça de porco", mas nas revistas da minha mãe agora aparece que era um "garanhão e pêras".
"Depois caiu de uma cadeira, ficou muito doente, e morreu. O sucessor dele foi um senhor chamado Marcello Caetano!"
- Ahhh, por isso é que a Leninha me chama Salazar, desde que eu caí de uma cadeira, quando me estava a balouçar e a chamar-lhe "gorda feia". Por que é que a Leninha é tão culta?
"Vou contar-te um segredo... a Leninha é bisneta do Salazar, mas tudo por portas travessas. Sabes que a contracepção nem sempre foi como é!"
- O que é contracepção?
"No dia 25 de Abril de 1974...

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:59

0 comentários:

Enviar um comentário