Vamos deixar-nos de coisas!


Se há coisa que condeno são os portugueses que se riem dos músicos que se enquadram com música pimba, música popular ou romântica, ranchos folclóricos, coros de Igreja, etc. Para além de se rirem, ainda condenam todos esses músicos como sendo incompetentes, inúteis e desprezíveis. Criticam também o mau gosto dos nomes, como Zé Cabra, Broa de Mel, Marco Paulo, Tony Carreira, António Variações e por aí fora. Falam ainda que a música portuguesa é péssima, e que jamais podem gostar dela.

Porém, essas mesmas pessoas gabam e veneram artistas estrangeiros. E confessam gostar muito de grupos com nomes como U2 (Tu Também), Queen (Raínha), Red Hot Chili Peppers (Pimentas Vermelhas e Quentes), Beatles (Escaravelhos), Tokio Hotel (Hotel Tóquio), Amy Winehouse (Amy Adega), Joy Division (Divisão da Alegria), The Killers (Os Matadores), Arctic Monkees (Macacos do Árctico), The Police (A Polícia), Rage Against The Machine (Raiva Contra a Máquina), The Doors (As Portas)... já chega de exemplos!

Eu não tenho nada contra as pessoas que gostam e veneram estes músicos. Eu próprio sou profundo de admirador de muitos deles. A única coisa que eu peço é um esforço para as pessoas começarem a traduzir muitas das letras das músicas estrangeiras que ouvem. Se não quiserem ter o trabalho de traduzir, podem pesquisar no Google o título da música seguido da palavra tradução. Os brasileiros adoram ter as traduções das músicas disponíveis na net. Aposto que vão surpreender-se e pensar: "Porra, eu ouço isto?". Continuem a ouvir as músicas estrangeiras, mas comecem a dar um bocadinho mais de valor à musica nacional. E acreditem que muitas bandas que são muito conhecidas internacionalmente, não são assim tão admiradas no seu país de origem. Façam isso e pensem que se calhar letras como "Sensual, és tão sensual, tens um ar de mulher fatal, sensual, és tão sensual, que até o teu simples olhar me faz mal" não fica muito atrás de canções que integram as compilações "Greatest Hits" de muitas bandas mundialmente reconhecidas, tanto a nível musical, como a nível de letras.

Como profundo admirador e fã dos Beatles, deixo-vos apenas alguns títulos de canções que diariamente ouço ou canto:

"Strawberry Fields Forever" - Campos de Morangos para Sempre
"I Want to Hold Your Hand" - Eu Quero Segurar a Tua Mão
"Can't Buy Me Love" - Não Me Podem Comprar Amor
"Yellow Sumbmarine" - Submarino Amarelo
"All You Need Is Love" - Tudo o Que Precisas é Amor
"Hello Goodbye" - Olá, Adeus
"Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band" - Sargento Pimenta e a Sua Banda de Corações Solitários

Penso que nenhum destes títulos fica atrás de títulos nacionais como "Depois de Ti Mais Nada", ou "Deixei Tudo poe Ela", sem esquecer "Garagem da Vizinha", ou até mesmo "Eu Tenho Dois Amores".

É tempo de valorizar a música portuguesa. Não se trata de deixar de gostar ou ignorar a música estrangeira, mas sim valorizar os compositores e intérpretes nacionais, reconhecendo que são iguais ou melhores que muitos estrangeiros.

Posso afirmar que Portugal é, seguramente, dos países cujas canções têm das letras mais bonitas, bem escritas e com sentido no mundo. Não entendam isto como um exagero, ou uma exacerbada defesa da música nacional, mas temos das melhores canções (letra e música) que o mundo tem.

Tenho dito.

PorPedro Fernandes Martins à(s) 01:50

4 comentários:

MT disse... 6 de março de 2009 às 08:03  

Quero, acredito e sei que a música portuguesa é mais que essa que ilustras aqui. Graças a Deus esse conjunto não faz representação por si só do que é a música portuguesa, faz parte dela no entanto.
Eu não gosto confesso, mas os gostos são de cada um portanto tenho o direito a eles, não ouço e muito menos compro ou dou dinheiro para essa industria, mas mais uma vez é uma opção pessoal.
Música boa ou má existe em todos os géneros, mas por acaso escolheste os maus autores estrangeiros para atacar, tens aqui senhores que fazem muito boa música.
Voltando à questão dos gostos eu por exemplo abomino U2 mas nunca na vida poderei dizer que a música deles é má, a música deles é muito boa, eu é que não gosto.
Acho que a análise que fizeste é a mais fácil de fazer, disseste meia dúzia de coisas mas não apresentaste nenhum argumento novo.
Dentro dessa tu música pimba, tradicional, rancho etc, também existe música bem feita, consegues identificá-la? O que nos leva a gostar mais dos beatles do que do Tony Carreira, miúdos pequenos não percebm inglês nem sabe o real conteudo das cançãoes do Tony Carreira, experimenta por um a ouvir os dois e depois pergunta-lhe qual gosta mais e porquê, analisa a resposta.
David Fonseca, é português, canta em inglês, é um óptimo músico que produz música de óptima qualidade, no entanto entre nós é um músico médio, aliás teve muito mais sucesso com música má ( Silence Four) do que a solo, continua a cantar em inglês o que mudou??
Pensa nisto....

Ah e só para que conste eu gosto muito de música portuguesa, uma vez mais escolheste foi muito mal a amostra....

delarocha disse... 6 de março de 2009 às 10:28  

O futuro precisa de um grande beijo
O vento sopra com uma cuva
Nunca vimos uma lua como esta
Você pode vê-la também?

A noite está caindo por toda parte
Foguetes em um feira de diversão
Satanás adora uma bomba assustadora
Mas ele não vai assustar você

Ei, botas sexy
Calce suas botas, sim

Você me libertou de sonho negro
Um doce fio de sorvete
Todas as nossos crianças estão gritando
Mas os fantasmas não são reais

Aqui aonde temos que ter
Amor e sociedade
Rir é a eternidade
Se alegria é real

Você não sabe como é ser bonita
Você não sabe como você é bonita
Você não sabe, e você não quer, não é?
Você não sabe como você é bonita

Aquilo é coisa deles que estão enchendo
Estamos acompanhando esse crescimento
Mulher do futuro
Segure a grandes revelações

Eu tenho um submarino
Você tem gasolina
Eu não quero falar sobre guerras entre as nações

Não agora

Ei botas sexy...
Calce suas botas, sim
Não agora
Botas controladoras

Você não sabe como é ser bonita
Você não sabe como você é bonita
Você não sabe, e você não quer, não é?
Você não sabe como você é bonita

Ei botas sexy
Eu não quero falar sobre guerras entre as nações
Botas sexy, sim

Deixe-me entrar no som
Deixe-me entrar no som
Deixe-me entrar no som, som
Deixe-me entrar no som, som
Encontre-me dentro do som

Deixe-me entrar no som
Deixe-me entrar no som, agora
Deus, estou indo para baixo
Eu não quero me afogar
Encontre-me dentro no som

Deixe-me entrar no som
Deixe-me entrar no som
Deixe-me entrar no som, som
Deixe-me entrar no som, som
Encontre-me dentro do som

Calce suas botas
Calce suas botas
Calce suas botas
Sim ei ei


by U2

Anónimo disse... 6 de março de 2009 às 21:08  

Bom artigo, Pedro! Gostei de o ler e concordo plenamente com tudo o que disseste.
Eu gosto de música estrangeira mas também aprecio muitos cantores portugueses. E confesso: gosto do José Cid e das suas músicas ridículas (ele próprio ri-se e goza com as suas letras). Também oiço de vez em quando cantores como o Quim Barreiros ou o Marco Paulo e digo-o sem vergonha. Oiço-os porque acho piada, acho os trocadilhos do Quim Barreiros interessantes do ponto de vista cultural e não dispenso uma gargalhada quando oiço "Mexe e Remexe" do Marco Paulo, por exemplo.
No meu leitor de MP3 podes encontrar quase tudo: música clássica, ópera, música pop italiana, rock (também gosto muito dos Queen), pop, hip-hop, música brasileira, anos 80, música portuguesa, música pimba e até alguns hinos nacionais (os meus favoritos são o da Rússia, Alemanha, Brasil, EUA e Itália e claro, "A Portuguesa", mas se tivesse que escolher um, escolhi o russo xD).
No meu MP3 eu posso ouvir o tema "Nessun Dorma" da última cena da ópera Turandot de Puccini, interpretado pelo grande Luciano Pavarotti e logo depois ouvir "Os Bichos da Fazenda" do Quim Barreiros, canção que, diga-se de passagem, tem imensa graça.

E repito: não tenho qualquer vergonha em dizer isto.

Bom artigo e bom blog. Parabéns!

Anónimo disse... 6 de março de 2009 às 21:09  

Bom artigo, Pedro! Gostei de o ler e concordo plenamente com tudo o que disseste.
Eu gosto de música estrangeira mas também aprecio muitos cantores portugueses. E confesso: gosto do José Cid e das suas músicas ridículas (ele próprio ri-se e goza com as suas letras). Também oiço de vez em quando cantores como o Quim Barreiros ou o Marco Paulo e digo-o sem vergonha. Oiço-os porque acho piada, acho os trocadilhos do Quim Barreiros interessantes do ponto de vista cultural e não dispenso uma gargalhada quando oiço "Mexe e Remexe" do Marco Paulo, por exemplo.
No meu leitor de MP3 podes encontrar quase tudo: música clássica, ópera, música pop italiana, rock (também gosto muito dos Queen), pop, hip-hop, música brasileira, anos 80, música portuguesa, música pimba e até alguns hinos nacionais (os meus favoritos são o da Rússia, Alemanha, Brasil, EUA e Itália e claro, "A Portuguesa", mas se tivesse que escolher um, escolhi o russo xD).
No meu MP3 eu posso ouvir o tema "Nessun Dorma" da última cena da ópera Turandot de Puccini, interpretado pelo grande Luciano Pavarotti e logo depois ouvir "Os Bichos da Fazenda" do Quim Barreiros, canção que, diga-se de passagem, tem imensa graça.

E repito: não tenho qualquer vergonha em dizer isto.

Bom artigo e bom blog. Parabéns!

Enviar um comentário