Desorientados

Apesar de serem cardeais, o que só por si presumiria uma boa orientação, estes senhores perderam completamente o rumo ao Norte. E, igualmente, ao Sul, ao Este e ao Oeste. E o rumo a Meca devem ter perdido de certeza! Falo, pois, do Cardeal D. José Policarpo e do Cardeal D. José Saraiva Martins, que recentemente participaram em tertúlias, aqui bem perto, no Casino da Figueira da Foz. Ambos aconselharam as mulheres portuguesas a ponderarem bem um possível casamento com homens muçulmanos. Ainda se aconselhassem as mulheres portuguesas a não casarem com cães, ou até mesmo com vestidos de noite, compreendia-se, porque ambas as coisas não teriam dedos apropriados para pôr alianças, ou para dizerem "SIM, ACEITO!". O que me parece é que estes dois senhores estão fartos da regra que impõe que os padres, enquanto exercem as suas funções, não possam contrair matrimónio. Dessa forma, e infantilmente, são egoístas e não querem que as mulheres portuguesas casem com ninguém, muito menos com um muçulmano. Isso sim, seria (para os padres) uma ofensa.


«Já não basta não casares comigo, ainda me esfregas na cara que casaste com um muçulmano, Maria? Mas deixa estar que ainda te arrependes, quando começarem a fazer troça de ti a dizerem que viram o teu marido de rabo p'ro ar, a rezar virado para Meca. Ainda se fosse para o Meco fazer nudismo compreendia-se, uma perfeita comparação com Adão e Eva, nús, quando foram postos no mundo. Mas agora Meca não dá com nada! E depois descalça-se à entrada da mesquita, não é? Pois, deve pisar o que não deve! Aquelas solas devem ser só dejectos de cão! Ai, Maria, casar com um Mouro?! Ainda se fosse com o Mourinho, vá lá que não vá, porque é português e parece ser um homem às direitas, e bem-parecido! E os diminutivos são tão carinhosos... Tem cautela, olha que ainda te metes num "monte de sarilhos"! E de montes já está a Igreja Católica farta, depois de o Judas ter dado o beijo da traição a Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Isso das Oliveiras entornou os azeites ao cristianismo".»

- Oh José, mas é por amor!

"Ah é por amor, dizes-me tu?! Pelo amor de Deus, não me venhas com desculpas!"

- E se em vez de ser pelo amor de Deus eu te vier com desculpas pelo amor que tenho pelo meu marido muçulmano?

"Aiii... Oxalá que me venhas a entender-me. Oxalá? Meu Deus, os árabes apoderaram-se mesmo de mim! Basta, Maria! Dás cabo do meu Corão... CORAÇÃO!"

PorPedro Fernandes Martins à(s) 00:02

0 comentários:

Enviar um comentário